Rasteirinha, a queridinha ou a vilã do verão?

No verão nossas roupas tendem a seguir padrões mais leves, trocando as calças jeans por shorts, saias e vestidinhos, os cabelos presos e os pézinhos de fora. O sapato fechado de salto sai de cena para as rasteirinhas, belas, mimosas e delicadas. Mas será que elas são sempre tudo de bom pra estação?

rasteirinha faz mal

Você já reparou que quando usamos calçados com solado baixo por vários dias, a musculatura da perna dói? “As pessoas que usam com muita frequência saltos altos encurtam a musculatura da panturrilha. Quando estão com salto baixo, o calcanhar fica apoiado no chão e a panturrilha se alonga, por isso surge a dor”, explica a fisioterapeuta Claudia Wanderck.

A profissional alerta que usar rasteirinha pode fazer mal para os membros inferiores do corpo. “É extremamente importante evitar o uso frequente, pois este não é um calçado adequado para o trabalho especialmente quando se vai ficar muito tempo em pé. Como não há amortecimento do peso do nosso corpo, sobrecarregamos ossos dos pés e tornozelos”.

O indicado é alternar os saltos, entre baixos e altos. “Se forem usados por pouco tempo não há riscos para o corpo”. Os calçados ideais são aqueles com algum amortecimento, como o tênis, ou aqueles com um pequeno salto, de 2cm a no máximo 5cm.

Se surgirem a dores, lembre-se sempre de esticar as pernas e massagear a panturrilha. “Alongar a perna e praticar exercícios gerais, como a caminhada, farão a dor ir embora”, finaliza Claudia.

Texto extraído de www.pop.com.br e adaptado por Leidiane Cunha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s